segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Cruzeiro vence o Goiás e é Tetracampeão do Campeonato Brasileiro


                              
Parabéns a todos os Cruzeirenses. O Cruzeiro conquistou o segundo título consecutivo com organização, e planejamento a médio e longo prazo. Montou um elenco sem grandes estrelas ou que estavam em um mal momento nos seus clubes. E Contratou Marcelo Oliveira um excelente Treinador que ganhou dois títulos estaduais e foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2011 e 2012 no Coritiba. Foi para o Vasco, não fez um bom trabalho, mas o Cruzeiro apostou é deu certo. Além do bom trabalho nas categorias de base. O Cruzeiro ainda pode conquistar a Tríplice coroa contra o Atlético-MG na decisão da Copa do Brasil, onde perdeu o primeiro jogo por 2 a 0. Para ser Campeão, o time Celeste vai precisar ser guerreiro, como o maior rival Atlético-MG foi nas quartas de final e Semifinal da Copa do Brasil.


O Cruzeiro entrou no seu habitual 4-2-3-1, com a dupla de volantes Henrique e Lucas Silva, Willian pela esquerda e Éverton Ribeiro pela direita como wingers, e Ricardo Goulart centralizado na linha de três. Com Marcelo Moreno como centroavante. Cruzeiro marcando em bloco médio/alto.

O Goiás entrou no 4-1-4-1, que tinha Amaral entre as duas linhas de quatro. David  e Ramon centralizados, David voltando muito para recompor. Thiago Mendes como winger  pela direita, Samuel como winger pela esquerda, marcando o lateral-direito Mayke  e com Erik como " falso 9 ", saindo para os flancos, abrindo espaços para as diagonais dos meias. Goiás marcando em bloco médio/baixo. 


Inicio de partida: Goiás no 4-1-4-1, marcando em bloco médio. Cruzeiro executando o habitual 4-2-3-1, marcando em bloco médio/alto. Obs: Lados iniciais da partida.


No primeiro tempo, o Cruzeiro jogou explorando o flanco direito, com Mayke e Éverton Ribeiro, pois o esquerdo estava sem condições de jogo, com poças d'água. Com isso muitas bolas foram alçadas na área. Mayke iniciou o jogo muito bem, e deu um belo Cruzamento para Ricardo Goulart que penetrou entre os zagueiros e cabeceou para fazer 1 a 0. O Cruzeiro arriscava em chutes de fora da área. Aos 22 minutos, em cruzamento, o zagueiro Léo falhou e Samuel  fez um golaço no Mineirão, empatando a partida.


O Goiás melhorou na partida, explorando a velocidade de Thiago Mendes e Erik pela direita - mesmo com poças d'água. Aos 30 minutos, em cruzamento, Ramon livre chutou para boa defesa de Fábio. O Cruzeiro ainda chegou com perigo, Léo cabeceou e a bola passou muito perto do gol.



Os dois times voltaram o mesmo, mas com o campo mais seco. O Cruzeiro continuou melhor, mas deixando espaços para o contra-ataque Esmeraldino. Aos 8 minutos, o Goiás pediu pênalti, no lance duvidoso, onde Henrique teria colocado a mão na bola. O Cruzeiro chegou com perigo, Egídio chegou livre para cabecear para fora. Aos 17 minutos, boa jogada de Willian pela esquerda para Éverton Ribeiro cabecear e fazer 2 a 1 para o time Celeste. No Goiás, Erik jogava mais pela esquerda.

O Treinador Marcelo Oliveira, tirou Lucas Silva para entrada de Nilton. O Treinador Ricardo Drubscky, mudou o lateral-esquerdo, saiu Felipe Saturnino que não fez uma boa partida para entrada de Lima.

O Goiás teve duas grandes chances em 3 minutos, Bruno Rodrigo desviou para o próprio gol, Fábio salvou. Logo depois, Thiago Mendes chutou a bola desviou e bateu na trave.  No time campeão, saiu Marcelo Moreno para entrada de Júlio Baptista, com isso terminou com Ricardo Goulart como " falso 9 ", na execução do 4-2-3-1.

No time Esmeraldino, saiu Ramon para entrada de Esquerdinha. Aos 41 minutos, em cruzamento na área, Samuel cabeceou para defesa do goleiro Fábio. O Treinador Marcelo Oliveira foi obrigado a improvisar, Mayke saiu com dores para entrada do volante Eurico, com isso o Volante Henrique fez a função de lateral-direito. Mas Marcelo Oliveira não abdicou do 4-2-3-1. No Goiás, saiu David para entrada de Welinton Júnior. O Time Esmeraldino terminou no 4-1-3-2, com Samuel e Erik no ataque, com uma linha de três no meio-campo: Welinton Júnior pela esquerda, Esquerdinha centralizado e Thiago Mendes pela direita.



Fim de partida: Cruzeiro conquistou o segundo título consecutivo do Campeonato Brasileiro. É foi tetracampeão do Campeonato Brasileiro (1966, 2003, 2013 e 2014).
 
Formação após todas as substituições: Cruzeiro no 4-2-3-1, marcando em bloco médio. Goiás no 4-1-3-2, marcando em bloco médio/alto.


O Cruzeiro com maior posse de bola, 54,6% contra 45,4% do Goiás. Nas finalizações certas, o Cruzeiro finalizou sete vezes contra seis do Goiás. O time Celeste trocou 341 passes( com 92% de aproveitamento), Já o Esmeraldino trocou apenas  203 passes ( com 89% de aproveitamento).  ( Estatísticas: Footstats ) 


O Mapa de calor, confirma que o Cruzeiro explorou muito o flanco direito, com Éverton Ribeiro e Mayke, além da aproximação de Ricardo Goulart. (Fonte: Footstats)


Como expliquei no mapa anterior, Éverton Ribeiro como winger pela direita, com boas tabelas e triangulações. (Fonte: Footstats)


O Mapa de calor mostra que o Jovem atacante Erik teve boa movimentação no ataque. No primeiro tempo, jogou como " falso 9 ", abrindo muito pela direita. No segundo tempo, jogou mais pela esquerda.  (Fonte: Footstats)






Nenhum comentário:

Postar um comentário