sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cruzeiro vence o Grêmio na Arena do Grêmio e fica a uma vitória do quarto título do Campeonato Brasileiro


O Cruzeiro com a virada por 2 a 1 sobre o Grêmio, com 73 pontos, o vice-líder São Paulo tem 66 pontos, com isso fica a uma vitória de ser Bicampeão consecutivo e conquistar o seu quarto título do Campeonato Brasileiro. O Grêmio fica na sexta colocação, com 60 pontos, 1 ponto atrás do quarto colocado Atlético-MG, mas com a mesma pontuação do quinto colocado Internacional. Já que o G-4 provavelmente vai virar G-5. 

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Goiás no Mineirão, podendo comemorar o título. O Grêmio tem jogo de " seis pontos" contra o Corinthians na Arena Corinthians. 

O Grêmio entrou no 4-2-3-1. Com muita movimentação na linha de três do meio-campo. Ramiro iniciou como winger pela direita, durante a partida passou a jogar centralizado, Dudu como winger pela esquerda, Luan centralizado, mas trocando de posição com Ramiro. No ataque, Barcos como centroavante, em alguns momentos saindo da posição para os flancos, abrindo espaço para as diagonais de Ramiro. Grêmio iniciou marcando em bloco médio/alto.

O Cruzeiro entrou no 4-2-3-1. Na linha de três, Éverton Ribeiro aberto na direita, Marquinhos pela esquerda e Ricardo Goulart como meia-atacante e Júlio Baptista como "falso 9", trocando de função com Ricardo Goulart, com isso passava a jogar na linha de três. Cruzeiro iniciou marcando em bloco médio.

Inicio de partida : Grêmio no 4-2-3-1, com muita movimentação na linha de três do meio-campo. Cruzeiro no 4-2-3-1, Ricardo Goulart trocando de posição com Júlio Baptista na função de "falso 9".

No primeiro tempo, Grêmio comandou o meio-campo, com maior posse de bola. Cruzeiro recuado e fora de sua característica de marcação na saída de bola do adversário. Aos 12 minutos, Barcos fez boa jogada pela direita, a bola sobrou para Riveros que ganhou de Júlio Baptista e chutou para fazer o gol do Grêmio. O mandante conseguia reter a posse de bola no setor ofensivo.


No Cruzeiro, saiu Ceará machucado para entrada de Mayke. Aos 26 minutos, Barcos cabeceou na trave. Logo depois, passe de Barcos para infiltração de Ramiro, que chutou para boa defesa de Fábio -  lance que vem acontecendo nas últimas partidas. Aos 31 minutos, mais um machucado no Cruzeiro, saiu Marquinhos para entrada de Willian, que entrou na mesma função como Winger pela esquerda. Grêmio ainda chegou em chute de Luan para fora.


Grêmio com maior posse de bola, teve 54,2% contra 45,8% do Cruzeiro no primeiro tempo.(Estatística: Footstats)


Na volta para o segundo tempo, o Cruzeiro adiantou as linhas e voltou com mais agressividade no ataque, marcando em bloco médio/alto. Com aproximação dos meias e velocidade na transição. Explorando os flancos do Campo, principalmente com Willian pela esquerda. Grêmio voltou muito recuado, marcando em bloco médio/baixo. Abdicou da posse de bola, e o Cruzeiro aproveitou.


Aos 5 minutos, Willian recebeu livre e chutou para fora. Aos 12 minutos, Ricardo Goulart livre e de voleio jogou para fora. Só dava Cruzeiro, mais perdeu boas chances que podia ter custado caro. Aos 17 minutos, chute de Éverton Ribeiro para fora. Aos 19 minutos, saiu Samudio para entrada de Egidio. Com entrada de Egídio, ganhou em ofensividade pelo flanco esquerdo. Aos 20 minutos, em escanteio, a bola sobrou para Willian que chutou para boa defesa de Marcelo grohe. No rebote, Ricardo Goulart empatou a partida.


Com o empate do Cruzeiro, os dois times mudaram de postura. Cruzeiro marcando em bloco médio/baixo, saindo nos contra-ataques. Grêmio atacando com tudo, mas cedendo espaço para o contra-ataque mortal do Cruzeiro. Aos 25 minutos, Barcos livre chutou em cima de Fábio que fez uma defesa espetacular. Quem não faz, leva. Aos 30 minutos, contra-ataque mortal do líder do Campeonato Brasileiro, Mayke enfiou linda bola para Éverton Ribeiro que chutou forte para fazer 2 a 1 na arena do Grêmio.


O Treinador do Grêmio Felipão, tirou Riveros para entrada de Alan Ruiz, com isso recuou Ramiro para função de volante. Formando uma linha de três, com Dudu pela esquerda, Alan Ruiz como meia-central e Luan pela direita. Logo depois, mais duas substituições, saíram  Luan e Barcos para entrada de Giuliano e Lucas Coelho.


Com as substituições, o Grêmio passou a jogar no 4-1-4-1, com marcação em bloco alto. Felipão adiantou novamente Ramiro para fazer a linha de quatro no meio-campo. Com Wallace entre as duas linhas de quatro, Ramiro e Alan Ruiz centralizados, Dudu pela esquerda e Giuliano pela direita na linha de quatro do meio-campo. Com Lucas Coelho como centroavante. Muita pressão e pouca criação. Terminou com a Vitória do Cruzeiro de virada por 2 a 1.


A posse de bola foi equilibrada, Grêmio teve 51,2% contra 48,8% do Cruzeiro. Nas finalizações certas: Grêmio finalizou 5 vezes corretamente contra 4 do Cruzeiro. Grêmio trocou 330 passes(com 89% de aproveitamento), Já o Cruzeiro trocou 375 passes( com 86% de aproveitamento). ( Estatísticas: Footstats)

Formação após todas as substituições : Cruzeiro no 4-2-3-1, marcando em bloco médio/baixo, saindo com muita velocidade no contra-ataque. Grêmio no 4-1-4-1, marcando em bloco alto. Mesmo com uma linha de quatro não conseguiu penetrar na área adversária.


O Mapa de calor mostra que Ramiro jogou principalmente pelo flanco  direito, mas flutuando muito pelo meio-de-campo. Após todas as substituições, jogou centralizado no meio-campo. ( Fonte: Footstats )



O Mapa de calor mostra que Ricardo Goulart jogou mais aproximado do winger esquerdo no meio-campo, que no inicio da partida foi Marquinhos, mas saiu machucado para entrada de Willian no primeiro tempo. Também jogou como " falso 9", trocando de posição com Júlio Baptista no primeiro tempo. No segundo tempo jogou na linha de três como meia-atacante. (Fonte: Footstats)


Twitter: @josevitor83 

Nenhum comentário:

Postar um comentário