quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Real Madrid vence e garante vaga na Final do Mundial de Clubes com aspectos táticos interessantes



O Real Madrid foi para Marrocos como o grande favorito ao título do Mundial de Clubes.  Isso era óbvio pois estamos falando do melhor time do mundo atualmente. O Cruz Azul do México apostava em um dia fantástico do seu goleiro Corona, mas isso não aconteceu. Vitória dos merengues por 4 a 0. Vaga garantida na final e agora espera o vencedor do confronto entre San Lorenzo da Argentina e Auckland City da Nova Zelândia. Os merengues chegaram a 21 vitórias consecutivas. 

Uma vitória do Real Madrid que mostrou volume de jogo, pressão no portador da bola e criando superioridade numérica. Com posse de bola objetiva e com transição defesa-ataque executada com qualidade e velocidade. Além da compactação dos setores e claro a coletividade que também é muito importante no Futebol Moderno. Méritos do treinador italiano Carlo Ancelotti.

O treinador Luis Fernando Tena armou o Cruz Azul no 4-4-1-1, marcando com duas linhas de quatro em bloco médio-baixo. Explorando a velocidade de Rojas no contra-ataque. Torrado e Bernardello foram os volantes. Rojas pela direita e Giménez pela esquerda fechando a segunda linha de quatro. Mauro Formica era o enganche e pressionava Toni Kroos. Mais a frente o centroavante Pavone. Na minha opinião, o treinador deveria ter escalado Marco Fabián como winger pela esquerda,  que foi a principal válvula de velocidade contra o Sidney Wanderers na fase anterior. A principal válvula do time contra o Real Madrid foi Rojas pela direita que aproveitou sua velocidade nas costas de Marcelo. 

O Real Madrid entrou na habitual variação do 4-3-3 para o 4-4-2 na fase defensiva. Trocando passes no meio-de-campo e acelerando a transição ofensiva em busca do trio de ataque BBC: Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo. Com marcação em bloco alto chegando a ter 10 jogadores no campo do adversário. Os laterais Marcelo e Carvajal avançavam simultaneamente. Toni Kroos é o volante que é fundamental para qualquer time, faz a transição defesa-ataque com qualidade no passe e executa com velocidade. Illaramendi foi o volante que fez a saída de bola, voltando entre os zagueiros para fazer a "Saída Lavolpiana". Liberando os laterais como Alas. O versátil Isco centralizava para abrir o corredor para Marcelo. O ponta Gareth Bale voltava para fechar os espaços pela direita e  Isco fazia o mesmo pela esquerda formando uma segunda linha de quatro que foi compacta e fechou as linhas de passe. Com alguns erros de balanceamento defensivo de Bale e Isco. Além do espaço nas costas de Marcelo. 



Cruz Azul no 4-4-1-1, marcando em bloco médio-baixo.  O Real Madrid na habitual variação do 4-3-3 para o 4-4-2 na fase defensiva. Em alguns momentos Illaramendi voltava entre os zagueiros para fazer a "saída lavolpiana", com os laterais ( Marcelo e Carvajal) avançando simultaneamente. Muita movimentação do trio de ataque " BBC": Benzema,  Bale e Cristiano Ronaldo. Além do versátil Isco com liberdade para se movimentar na faixa central e pelo flanco esquerdo.
Real Madrid pressionava o portador da bola e fechava as linhas de passes. Pressão na saída de bola do time mexicano, que se salvou quando Cristiano Ronaldo perdeu um gol que não costuma perder no início da partida. Rojas até fez uma boa jogada pela direita que não foi aproveitada pelo centroavante Pavone, Marcelo deixava uma avenida nas costas para Rojas. A resposta dos merengues foi rápida em chute de Karim Benzema para fora com muito perigo.  Aos 14 minutos, Toni Kroos cobrou a falta o goleiro Jesús Corona falhou  e Sergio Ramos cabeceou para fazer 1 a 0 para os merengues. 



No flagrante tático, o volante Illaramendi entre os zagueiros executando a "Saída Lavolpiana", com os dois zagueiros abertos e os laterais (Marcelo e Carvajal) avançando simultaneamente para o ataque.   (Reprodução: SporTV)

O Flagrante do Real Madrid com 10 jogadores ocupando o campo do Cruz Azul, os dois laterais bem abertos e Sergio Ramos com a bola distribuindo passes de trás, isso aconteceu em vários momentos na Partida. Porque Toni Kroos foi marcado individualmente pelo meia-atacante/enganche Mauro Formica,  a outra opção foi a "saída lavolpiana" como mostrei no flagrante anterior. O Cruz Azul bem compactado e fechado com duas linhas de quatro.  (Reprodução: SporTV)

O Cruz Azul continuou chegando com perigo explorando a velocidade de Rojas pela direita. Aos 30 minutos, Cristiano Ronaldo que estava pela direita fez a inversão de jogo para Isco, que recebeu e tocou para Toni Kroos que chutou  para boa defesa de Corona. O segundo gol do Real, saiu após boa jogada de Carvajal pela direita e tocou para Benzema que ganhou na velocidade contra Flores e fez 2 a 0 para o Real.   Aos 38 minutos, o árbitro marcou um pênalti duvidoso de Sérgio Ramos em Pavone.  Quem foi bater foi Torrado que foi o herói da classificação na fase anterior marcando 2 gols de pênalti. Mas ele bateu mal e Casillas defendeu. Pouco depois, mais um erro defensivo e Illaramendi errou o passe e deixou Pavone na cara do gol, mas o centroavante desperdiçou mais uma chance.

O Real Madrid comandou a posse de bola com 57,7% no primeiro tempo. Com uma Posse de bola objetiva e finalizou 8 vezes (seis no alvo) contra 6 (duas no alvo) do time mexicano. O Real Madrid que trocou 274 passes com 92% de aproveitamento e o time mexicano trocou 163 passes com 90% de aproveitamento. O Real Madrid mesmo trocando 111 passes a mais teve um aproveitamento maior que o adversário

No segundo tempo, o Real diminuiu o ritmo, mas não demorou para fazer o terceiro gol que saiu em jogada do trio BBC. Benzema enfiou para Cristiano Ronaldo que fez o cruzamento/passe para Gareth Bale livre fazer o gol. A partir do gol, o time ficou trocando passes no meio-campo e saindo com velocidade nos contragolpes.  Cristiano Ronaldo tentou fazer dois golaços. Primeiro de "Bicicleta". Depois, Gareth Bale fez o cruzamento e ele finalizou de letra. Corona defendeu as duas. O treinador Luis Fernando Tena fez duas substituições, saiu Giménez e Pavone para entrada de Marco Fabián e Pablo Barrera. Continuou marcando com duas linhas de quatro no 4-4-1-1, mas atacando no 4-2-3-1. Barrera pela direita e Fabián pela esquerda como wingers. Formica como meia-central e Rojas como "falso nove". Carlo Ancelotti tirou Sergio Ramos que estava com amarelo e colocou Varane. Barrera na sua primeira jogada, chutou forte na trave. 


Cristiano Ronaldo não fez gol, mas deu uma assistência para Gareth Bale no terceiro gol e rolou para Isco driblar Fabián e Bernardello para fechar a goleada dos merengues. Carlo Ancelotti tirou Toni Kroos e Isco para entrada de Sami Khedira e Jesé Rodríguez. O treinador mexicano tirou Rojas para entrada de Ismael Valadez na função de centroavante. O Real jogou explorando a velocidade de Jesé pela esquerda. Khedira fez a mesma função de Kroos,  mas com menos qualidade e velocidade.  Cristiano Ronaldo, Benzema, Jesé e Bale com liberdade para movimentar no setor ofensivo. Khedira ainda cabeceou na trave e Cristiano Ronaldo cobrou uma falta para boa defesa de Corona. 

O Real Madrid comandou a posse de bola com 54,1% e finalizou 20 vezes (15 no alvo). O Cruz Azul finalizou 14 Vezes (6 no alvo). O time espanhol trocou 531 passes com 91% de aproveitamento e o time mexicano trocou 386 passes com 92% de aproveitamento. 


* Estatísticas retiradas do Footstats

Por: José Victor
Twitter: @josevitor83 












Nenhum comentário:

Postar um comentário